“Através
do contato com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, bem como
através da interação com outras crianças e adultos, as crianças vão
desenvolvendo a capacidade afetiva, a sensibilidade e a auto-estima, o
raciocínio, o pensamento e a linguagem. A articulação entre os diferentes
níveis de desenvolvimento (motor, afetivo e cognitivo) não se dá de forma
isolada, mas sim de forma simultânea e integrada.”
FELIPE,
Jane. O Desenvolvimento Infantil na
Perspectiva Sociointeracionista: Piaget, Vygotsky e Wallon. p.27
“A criança expressa-se pelo ato lúdico e é
através desse ato que a infância carrega consigo as brincadeiras. Elas
perpetuam a renovam a cultura infantil, desenvolvendo formas de convivência
social, modificando-se e recebendo novos conteúdos, a fim de se renovar a cada
nova geração. É pelo brincar e repetir a brincadeira que a criança saboreia a
vitória da aquisição de um novo saber fazer, incorporando-o a cada novo
brincar.”(p.103)
DORNELLES,
Leni Vieira. Na Escola Infantil Todo
Mundo Brinca se Você Brinca. P. 103.
Nenhum comentário:
Postar um comentário