quarta-feira, 22 de abril de 2015

Reunião pedagógica - Importância do Brincar

Nas reuniões da última-sexta, acontece a formação continuada do professores, para que se garanta cada vez mais a qualificação dos profissionais de educação. Na reunião de março a proposta foi toda elaborada a partir da importância do brincar. Segue um dos textos que guiou nossa reflexão nesse dia:


DEZ RAZÕES PARA BRINCAR!

“Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje ,
E eu digo: -Eu brinquei.
Por favor não me entenda mal,
Por enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Hoje eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.” (Anita Wadley)

Meu filho só vai pra creche para brincar.” Quantas vezes ouvimos pais e familiares repetindo esta frase? Inúmeras vezes. A crença de que a creche e/ou a escola de Educação Infantil “só serve” para a criança brincar é algo que já dura há um certo tempo. Não fosse pela conotação e caráter “banal” desta frase, não haveria mal algum, até porque consideramos a brincadeira como algo sério e que precisa ser levado em consideração quando se trata de um desenvolvimento infantil saudável.
A princípio podemos levantar dez razões pelas quais consideramos a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil:
1-     Ao brincar, a criança aprende sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca, portanto, a brincadeira é um elemento que contribui para a construção da identidade e na formação social e cultural do indivíduo;
2-     A brincadeira favorece a capacidade de interação. Brincando, a criança aprende a lidar com o outro, respeitando seus limites, aprende sobre diversidade;
3-     Nas brincadeiras as crianças entram em contato com regras e normas sociais, sendo assim são através das brincadeiras que elas conhecem e aprendem determinados valores e comportamentos culturais;
4-       Ao brincar, a criança consegue expressar, de forma muito mais espontânea, os seus sentimentos e emoções;
5-     O desenvolvimento da linguagem oral, da expressão corporal e comunicação ampliam-se através das brincadeiras;
6-     A capacidade de imaginação, imitação, observação e criatividade são aspectos desenvolvidos no ato de brincar;
7-     Auto estima elevada e autoconfiança são reforçadas nas brincadeiras;
8-     A brincadeira oportuniza a aprendizagem de conceitos e conhecimentos científicos de forma significativa e rica, assim, a brincadeira desenvolve habilidades cognitivas;
9-     Quando a criança brinca, ela consegue compreender determinadas situações conflitantes e aprende a tomar decisões, a resolver problemas;
10-  A  ludicidade que envolve a brincadeira faz com que a criança desenvolva-se plenamente em diversos aspectos (físico, emocional, psicológico e cognitivo) e cresça saudável e feliz;

Brincar de casinha, de supermercado, de “motorista”, de salão de beleza, de consultório médico, de “escola”, de lanchonete, de boneca/boneco, de carrinho, de bola, enfim, brincar é tão importante para a criança quanto estudar, alimentar-se, dormir, porque é também através da brincadeira que o seu intelecto, seu emocional e seu bem estar físico caminharão juntos, pois como diz Carlos Drummond de Andrade: “Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo”.     


 Texto produzido por: Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves

Após aparte teórica que contou ainda com material em power point, realizamos uma oficina de confecção de brinquedos. 












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