terça-feira, 10 de abril de 2018

"Mãos que inspiram"


Na Sexta-feira, dia 23 de Março ocorreu em nossa escola a primeira reunião de pais do ano. E as professoras da Turminha do Nível 2 prepararam uma dinâmica e uma linda mensagem para as famílias!















Mãos que inspiram!

Pensando que as mãos sinalizam, envolvem, estabelecem, acariciam, acolhem, saúdam, curam, agasalham, desenham, escrevem...
Concluo que para o mundo a mão é verbo!
Para quem chora a mão é afeto, Para quem precisa a mão é doação,
Para quem educa a mão estabelece limites, Para quem sofre a mão é acolhimento,
Para quem sonha a mão é esperança. Pelas mãos, nos remetemos tocar, sentir, aguçar e provocar, Pelas mãos nos aventurados descobrir, investigar e nos deixar levar,
Pelas mãos encontramos respostas, Pelas mãos nos encontramos!
Há mãos que esmagam, Há mãos que destroem,
Há mãos que enganam, Há mãos que ferem, Há mãos que amaldiçoam.
Em contrapartida,
Há mãos que agarram, Há mãos que curam,
Há mãos que transmitem, Há mãos que edificam,
Há mãos que abençoam, Há mãos que investigam,
Há mãos que descobrem, Há mãos que questionam,
Há mãos que buscam, Há mãos que inspiram!!!
Concluo novamente que para o mundo a mão é verbo!
Quantos são os verbos encontrados nas mãos de uma criança?
Fazer, somar, dividir, aprender, mexer, sentir, descobrir, multiplicar, perguntar.
Na educação infantil as mãos vão muito além do esperado, pelas mãos que investigam nos surpreendemos tanto.
As mãos pequenas que investigam, são as mesmas que me inspiram.
Inspiram- me escrever, Inspiram- me permitir e doar
Inspiram- me aprender! Impulsionam- me a olhar, e de fato, enxergar um mundo de possibilidades através de pequenos dedos.
Ao observar o manusear das crianças em cada novo objeto, um mar de possibilidades se abre, passo de "observadora" a aprendiz. Meus olhos percorrem cada movimento deles, meus ouvidos escutam atentamente cada ruído, meu coração transborda de alegria e enfim percebo aquilo que lá no fundo eu sempre soube, aquelas mãozinhas são grandiosas demais para passarem despercebidas.
Emociono- me e entendo que a sensibilidade de enxergar o que as mãos podem nos remeter está na percepção de acreditar no poder das mãos.
Por acreditar em minhas mãos, me permito escrever.
Por acreditar nas mãos das crianças, me permito dar sempre um passo a mais,
Por acreditar nessas pequenas mãos, agradeço!
Agradeço por me mostrarem que as mãos são inspiradoras, por me darem mãos que me acolhem, por me darem mãos que me ajudam crescer.
Por ser rodeada de pequenas mãos que nem imagina o quanto me impulsionam e quão generosas são comigo, desperto diariamente determinada em juntar e entrelaçar nossas mãos a fim de que permaneçam em meu coração para sempre unidas, pois de mãos dadas sentimos o amor envolvido por trás de cada ação, de mãos dadas podemos transformar o mundo!!!

Com carinho Professoras
 Ana Carolina, Fernanda, Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário